As duas Coréias fizeram neste sábado um acordo para criar um escritório conjunto na região industrial da cidade norte-coreana de Kaesong na primeira metade do próximo ano para promover o comércio direto entre ambos os lados, informaram fontes oficiais.
Na sétima reunião econômica intercoreana, realizada durante quatro dias em Pyongyang, ambas as partes decidiram acabar com as trocas comerciais através de terceiros países.
As Coréias do Norte e do Sul também fizeram um acordo para ter no começo do próximo ano a infra-estrutura necessária para desenvolver a zona industrial de Kaesong e construir uma região industrial de aproximadamente 33.000 metros quadrados perto da zona desmilitarizada de Panmunjom.
As duas Coréias estabeleceram ainda a troca de visitantes em dezembro e a realização de uma reunião de trabalho para este projeto.No entanto, não conseguiram chegar a um consenso em relação ao polêmico fornecimento elétrico que o regime norte-coreano exigiu de Seul.
A oitava reunião do comitê econômico intercoreano deve ser realizada de 4 a 7 de março de 2004 em Seul.A representação sul-coreana,liderada pelo vice-ministro das Finanças, Kim Kwang Lim, deve voltar hoje a Seul através da China.