Fontes oficiais chinesas disseram que a Coréia do Norte formulou na última quinta-feira proposta para cessar toda atividade nuclear. A idéia foi considerada pelas cinco partes reunidas - EUA, Coréia do Sul, Japão, Rússia e China - como um passo necessário para o objetivo de uma Península coreana livre de armas nucleares.
Os seis países afetados pela crise nuclear norte-coreana começaram nesta sexta-feira (hora local), 22h30 de Brasília, o terceiro dia de conversas com a proposta de cessação de toda atividade nuclear apresentada por Pyongyang sobre a mesa.
A sessão plenária das seis delegações se reunirá durante uma hora e em seguida acontecerão os contatos e conversas bilaterais, informou um porta-voz oficial da China, mediador e anfitrião das negociações.
Ainda não há indicação sobre a duração desta segunda rodada de conversações entre EUA, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Japão, Rússia e China, embora algumas fontes achem que terminará hoje com o compromisso de seguir as discussões.
As conversas estão centradas agora nas eventuais medidas para conseguir vencer a falta de confiança recíproca entre Washington e Pyongyang. Os EUA continuam insistindo no desmantelamento total e verificável, e a Coréia do Norte continua acusando os americanos de 'atitude hostil'.
Coréia do Norte quer fim da atividade nuclear
Arquivado em:
Sexta, 27 de Fevereiro de 2004 às 00:31, por: CdB