Em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, a Controladoria-Geral da União (CGU) realizou a Convenção Interamericana Contra a Corrupção. No encontro, o secretário-executivo da CGU, Luiz Navarro, apresentou as ações para evitar fraudes na máquina pública.
Segundo ele, uma das ações será fazer uma parceria entre a controladoria e Organizações Não-Governamentais (ONG) que atuam nessa área, de modo que a sociedade civil tenha mais informações sobre a aplicação dos recursos federais.
A CGU, junto com os Ministérios do Planejamento e da Defesa, também pretende criar um portal na internet que ofereça informações sobre convênios que o governo realiza.
- Todo o dinheiro que for transferido da União para uma prefeitura ou para uma ONG, o cidadão deve ter direito de saber como aquele dinheiro foi empregado - afirma Navarro.
O órgão também pretende continuar com o programa de fiscalização, por meio de sorteios, dos municípios. Para o secretário-executivo, esta ação, que em 2006 fiscalizou mais de 1,2 mil cidades, "se revelou um enorme sucesso".
- Conseguimos detectar problemas que não se limitavam apenas a um município, mas verdadeiros esquemas de fraudes, como o esquema Sanguessuga [no qual a polícia Federal descobriu fraudes nas licitações de ambulâncias]. Então, identificamos que o programa é válido não só porque ele detecta casos de corrupção, como também inibe a corrupção e fomenta o controle social.