No set de filmagem de 'The Brothers Grimm' ('Os Irmãos Grimm'), os atros Matt Damon e Heath Ledger estão rindo enquanto assistem a sua última tomada. Parece estranho rir assim de um conto de fadas, mas provocar essa reação é exatamente o que busca o diretor Terry Gilliam.
- Este filme é diferente de tudo que eu já fiz - disse Damon.
Depois do fim desastroso de seu filme sobre Dom Quixote, quando o financiamento foi cancelado de uma hora para outra, Gilliam optou por narrar as histórias dos irmãos Grimm de maneira não exatamente condizente com um conto de fadas.
Como fez com 'Brazil - O Filme' e 'Os 12 Macacos', Gilliam, antigo integrante do grupo cômico britânico 'Monty Python', levou seu senso exagerado de espaço e formas para o palco do estúdio Revolution, em Praga, onde o projeto está sendo rodado para a MGM e a Dimension Films.
Em sua versão, os irmãos Jake e Wilhelm Grimm eram vigaristas do século 19 que convenciam as pessoas a pagá-los para expulsar 'seres malignos' que, na realidade, eram seres fictícios criados pelos próprios irmãos.
Mas um dia o governo francês pede aos dois que enfrentem uma criatura real, representada por Monica Bellucci, e eles embarcam numa aventura maluca.
Galãs idolatrados por milhões de fãs, Matt Damon e Heath Ledger mal estão reconhecíveis em seus figurinos bávaros.
Para Damon, o papel era irrecusável, apesar do fato de os atrasos nas filmagens significarem que ele não terá tempo nenhum para descansar antes de começar a rodar a seqüência de 'A Identidade Bourne' ainda este mês, na Alemanha.
- Assim que vi o roteiro percebi que queria fazer o filme. E agora, quando vejo como está ficando, não tenho dúvida alguma de que fiz uma boa escolha - disse o simpático ator americano.
Damon e Ledger viraram grandes amigos durante as filmagens, tanto assim que o ator australiano diz que Damon 'é como meu irmão'.
Se os figurinos e as atuações são exageradas, o mesmo pode ser dito do set.
Em um sinal da determinação de Terry Gilliam e do criador do set, Guy Hendrix Dyas, de criar um mundo dos sonhos, eles percorreram dezenas de cidades medievais na República Tcheca antes de compreender que filmar num ambiente real seria bonito, mas pouco prático.
Assim, rejeitando alguns dos castelos mais bem conservados do mundo, Hendrix Dyas criou seu vilarejo próprio ao lado do estúdio Revolution e perto dos feios prédios de concreto que servem de lembrete das quase cinco décadas de governo comunista no país.
- A verdade é que nunca teríamos encontrado um povoado como este. Ninguém teria deixado um lugar como este em pé - disse Hendrix Dyas.
Conto de fadas distorcido faz a diversão de Matt Damon e Heath Ledger
Arquivado em:
Sexta, 14 de Novembro de 2003 às 01:26, por: CdB