Rio de Janeiro, 20 de Janeiro de 2025

Consulado britânico é atacado em Nova York em meio às eleições

Arquivado em:
Quinta, 05 de Maio de 2005 às 05:24, por: CdB

Os eleitores britânicos foram às urnas nesta quinta-feira para votar nas eleições gerais do país, nas quais o primeiro-ministro Tony Blair busca um terceiro mandato. Enquanto o pleito ocorria no Reino Unido, uma explosão no consulado britânico em Nova York estilhaçou vidros da missão nas primeiras horas do dia.

Aparentemente não há feridos, disse um porta-voz policial à rede CNN. Rádios de Nova York afirmaram que testemunhas contaram ter ouvido duas pequenas explosões do lado de fora do prédio que abriga o consulado.

Pesquisas apontam o premier como o favorito do eleitorado, apesar das críticas sobre a decisão dele de participar da guerra no Iraque.

A popularidade de Blair atualmente é menor do que na época em que venceu seus primeiros mandatos, em 1997 e 2001. Ainda assim, ele fez uma campanha voltada à força da economia britânica, a qual floresceu durante seus oito anos no gabinete.

O primeiro-ministro já afirmou que o terceiro mandato seria seu último e conduziu sua campanha ao lado daquele que deve ser sucessor, o "Chancellor of the Exchequer" (ministro das Finanças), Gordon Brown.

A última pesquisa Populus, feita para o jornal Times, apontou o partido de Blair, o Trabalhista, com 37,9% das preferências, e o Conservador, com 31,7%. As urnas abriram às 7h (3h, horário de Brasília) e fecharão às 22h.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo