A construção do túnel mais elevado do mundo, a uma altitude de 4.264 metros e pertencente à linha férrea Qinghai-Tibete, foi concluída no último domingo na região autônoma do Tibete, no sudoeste da China, informou, nesta segunda-feira, a Agência de Notícias Xinhua.
O túnel, situado cerca de 80 quilômetros de Lhasa, mede 3.345 metros de extensão e é o último de uma série de sete que completam a linha férrea que unirá uma das zonas mais remotas da China a Pequim, a mais de 4.000 quilômetros de distância.
Uma vez concluía em 2007, a linha férrea Qinghai-Tibete, de 1.118 quilômetros, conectará - utilizando vagões pressurizados, similares às cabines de um avião - Golmud, na província de Qinghai, com Lhasa, depois de percorrer terras geladas todo o ano a uma altitude de mais de 4.000 metros.
As duras condições climatológicas e o temor da 'doença das alturas', produzida pela falta de oxigênio, dificultam a construção desta que será a linha de ferrovia mais elevada do mundo, cujo orçamento apenas para a extensão viária supera 1,5 bilhão de dólares.
Construção do túnel mais elevado do mundo termina na China
Arquivado em:
Domingo, 12 de Outubro de 2003 às 23:07, por: CdB