Seis estudantes brasileiros vão ter a oportunidade de conhecer o Chile, onde nasceu e viveu o poeta Pablo Neruda. Vencedores do concurso histórico-literário "Caminhos do Mercosul", os estudantes premiados do ensino médio são: Clarissa de Souza Carvalho, de Porto Alegre (RS), Luís Guilherme Nakajo, de Mogi-Guaçu (SP), Patrícia Figueredo Correa, de Criciúma (SC), Emmily Teixeira de Carvalho, de Rio Branco (AC), Rafael Felipe Souza da Silva, de Recife (PE) e Carolina Kazumi Rabelo, de São Paulo (SP).
O escritor chileno foi escolhido para ser o tema da segunda edição do concurso, que também aconteceu nos outros países membros do Mercosul: Bolívia, Paraguai, Chile, Argentina e Uruguai. Para uma das julgadoras, professora Abiana Campos Mendes, a troca de informações e de percepções pode ser benéfica para a elaboração de livros didáticos de história e geografia em todos os países do bloco.
- Esse é um trabalho do Mercosul Educacional, no qual os países são convidados a trabalharem uma integração com os alunos, principalmente na parte cultural - explicou.
- Se pegarmos um conteúdo como a Guerra do Paraguai poderemos estudar esse assunto sob a visão dos vários países do Mercosul, não só do Brasil ou do Paraguai, mas de todos eles - avaliou ela.
Noventa trabalhos de estudantes de 19 estados e do Distrito Federal foram avaliados por uma comissão julgadora composta por representantes do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e da Fundação Nacional das Escolas Particulares.
Segundo Abiana, alguns alunos recorreram às pesquisas na internet, mas sem desqualificar o trabalho. Ela ressaltou que a comissão aceita a consulta por entender que as novas tecnologias contribuem para desenvolver o aprendizado do aluno, mas destacou que os trabalhos "copiados" foram imediatamente identificados e descartados.
Os alunos, que possuem idade entre 16 e 17 anos, se encontrarão no dia sete de novembro, em Santiago, onde começa a excursão. No ano que vem, o Brasil vai ser responsável pelo tema do concurso, que foi lançado para comemorar o Dia do Mercosul e os dez anos de criação do bloco, em 2003.