Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2024

Companhia Docas do Rio vai arrendar três terminais do Porto de Sepetiba

Arquivado em:
Sábado, 16 de Julho de 2005 às 07:03, por: CdB

A Companhia Docas do Rio de Janeiro vai divulgar, em outubro, o edital de licitação de arrendamento de três terminais do Porto de Sepetiba, na região metropolitana do Rio de Janeiro. A informação é do presidente da empresa, Antônio Carlos Soares Lima. Ele participou, esta semana, do 14º Congresso Latino-Americano de Portos.

Para Soares Lima, Sepetiba tem muito ainda a crescer, por isso foi elaborado o Programa de Arrendamento. "Estamos fazendo os estudos de viabilidade e de modelagem que devem durar 60 dias e terminam em setembro. Em outubro a gente está colocando o edital de licitação para arrendar novos terminais", disse

Atualmente, o Porto de Sepetiba concentra terminais graneleiros de minério, em particular da Vale do Rio Doce, mas há também operação com carvão e cimento, lembrou o presidente da Companhia Docas, acrescentando que a operação de minério vai ser ampliada com a entrada no porto da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). "No ano passado fechamos um aditivo contratual com a CSN para otimizar o terminal dela de carvão. O terminal tem capacidade de exportar até 2012 algo em torno de 30 milhões de toneladas. Essa é a meta da empresa. Hoje tem mercado que absorve algo em torno de 100 milhões e não temos porto para exportar", explicou.

Soares Lima adiantou que além de empresas nacionais da área de minério várias outras de países da América do Sul, da Europa e os Estados Unidos estão interessadas no arrendamento, que deverá seguir o modelo já utilizado pela Companhia Docas. "A idéia é de arrendamento de 25 anos renováveis por mais 25 anos. É o modelo que a gente vem adotando", informou.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo