Rio de Janeiro, 22 de Janeiro de 2025

Comissão quer rigor do Itamaraty no Caso Iruan

Arquivado em:
Terça, 10 de Fevereiro de 2004 às 07:41, por: CdB

A Comissão Interinstitucional pela volta de Iruan vai pedir mais rigor das autoridades brasileiras no caso do menino Iruan Ergui Wu. A deputada Maria do Rosário (PT-RS), que integra a comissão, reúne-se nesta terça-feira à tarde, no Itamaraty, com o chefe da divisão jurídica do Ministério das Relações Exteriores, Manoel Pereira, para definir medidas de segurança no retorno do menino Iruan e da comitiva brasileira em Taiwan. 

Os familiares taiwaneses de Iruan mais uma vez descumpriram o acordo judicial e não entregaram o garoto às autoridades dentro do prazo, levando a polícia a retirar o menino à força da aldeia onde morava a família Wu. Por causa do incidente, Iruan não pôde embarcar no único vôo desta terça-feira para o Brasil.

Os parentes brasileiros de Iruan lamentaram as cenas da retirada do menino à força por policiais taiwaneses. Iruan mora há quase três anos com sua família paterna em Taiwan, levado pelo pai. Após a morte do pai e da mãe, o menino ficou sob a guarda da família paterna. Essa foi a quinta tentativa de trazer o garoto de volta ao Brasil.

Em uma manobra para atrasar mais uma vez a viagem de Iruan, o tio paterno Huer Eam Wu trocou os acompanhantes do menino ao Brasil. As autoridades brasileiras autorizaram os outros acompanhantes a viajar. Mesmo assim, a família taiwanesa não entregou o garoto, que foi retirado a força pela polícia.

 
A maior preocupação da deputada Maria do Rosário é pela integridade física do menino Iruan e da comitiva brasileira até o embarque para Hong Kong.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo