Rio de Janeiro, 30 de Outubro de 2024

Começam os treinos oficiais da Stock Car em Curitiba

Arquivado em:
Terça, 23 de Março de 2004 às 19:59, por: CdB

Depois de um recesso de quase quatro meses desde a última etapa do ano passado, período no qual passou por alterações técnicas e estéticas e acelerou o processo de renovação de pilotos, a Stock Car dá nesta quarta-feira a largada oficial da temporada 2004. De amanhã até domingo, quando será disputada a primeira etapa do campeonato, o ensurdecedor barulho da segunda geração dos motores V8 de 450 cavalos de potência ecoará pelo Autódromo Internacional de Curitiba - Pinhais. Será também a estréia da nova cara da Stock Car, que trocou a carroceria inspirada no modelo Vectra pela do Astra Sedan.

As equipes começaram a chegar na manhã desta terça-feira ao autódromo. A Repsol, atual campeã com o paranaense David Muffato e completada pelo campeão mundial de marcas de 1987 Raul Boesel, está trabalhando intensamente para deixar os carros nas melhores condições possíveis. O chefe de equipe, Ereneu Boettger, lamentou o pouco tempo entre o anúncio das mudanças e a abertura do calendário.

"Temos de correr muito para terminar tudo o que é necessário. Só aqui é que vamos fazer o alinhamento dos carros e acertar a refrigeração dos freios traseiros. Mas é um problema que está afetando a todos. Até domingo, quase tudo estará completado. Ficarão para a próxima etapa apenas alguns detalhes, como a instalação do botão de engate e desengate do volante", explicou.

Há muita curiosidade em torno do que poderá render a Stock Car com a aerodinâmica do Astra Sedan e a chegada de um novo lote dos motores norte-americanos - os antigos foram repassados para a Stock Car Light, categoria de acesso, e tiveram a potência reduzida para 350 cavalos. É pouco provável, no entanto, que os carros - em função dos naturais ajustes a que os carros serão submetidos nos próximos dias - já comecem virando mais rápido que em 2003.

Os testes desta quarta e quinta-feiras, programados para o circuito misto de 3.707 metros de comprimento, darão apenas uma primeira idéia do potencial da nova categoria. De sexta-feira a domingo, será usado exclusivamente o anel externo.

De qualquer modo, Muffato aposta em significativo aumento da velocidade. "Basicamente, o novo carro é um segundo mais rápido por volta."

Vencedor de quatro provas em 2003, Muffato e Boesel foram os únicos pilotos a andar no protótipo recentemente utilizado na apresentação da categoria em Interlagos, já com os novos pneus com as mesmas dimensões na frente e atrás, mas ainda com a antiga versão do motor V8.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo