Com 700 expositores, mais de 20 mil participantes e cerca de duas mil empresas compradoras de produtos turísticos de todos os estados brasileiros e de 40 países, começa nesta quarta-feira, no Riocentro - Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, a Feira das Américas - ABAV 2006, o maior evento de turismo profissional das Américas.
Participam da abertura do 34º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, o presidente da ABAV, João Martins Neto, presidentes de companhias aéreas, entidades do setor e autoridades dos governos estadual e municipal.
O encontro engloba representantes de mais de 2.250 empresas nacionais e internacionais, além de 700 empresas expositoras, entre as quais 24 companhias aéreas do Brasil e de outros países. São 11 mil profissionais inscritos como visitantes para conhecer as novidades e lançamentos do setor para a próxima temporada.
A feira vai até sábado (28). No ano passado, o evento gerou cerca de US$ 12 milhões de receita para a cidade, além de sete mil empregos diretos, incluindo montagem, segurança, recepcionistas, entre outros, e indiretos como dos taxistas, restaurantes e hotéis.
A Secretaria de Estado de Turismo e sua empresa vinculada TurisRio comparecem à Feira com um estande de 350 metros quadrados, do qual participam em caráter consorciado 30 municípios fluminenses.
Além de farto material de divulgação e distribuição de brindes, da Secretaria e dos municípios, a presença do estado será marcada por muitas novidades. Entre elas uma réplica do Cristo Redentor de 2,5 m de altura, colocada num pedestal de 2,5 m, com escadas laterais que dão acesso ao platô.
A PM reforçou o esquema de segurança que vigorará durante a Feira, com aumento de policiamento em áreas críticas como a orla da Zona Sul, imediações de hotéis onde se hospedarão as delegações, Aeroporto Tom Jobim, Linhas Vermelha e Amarela, pontos turísticos. A Delegacia de Atendimento ao Turista manterá um posto em funcionamento no Riocentro