A Net Serviços de Comunicação teve lucro de 1,2 milhão de reais no terceiro trimestre, o melhor desempenho nos seus 10 anos de existência. No mesmo período de 2003, a maior operadora de TV paga do Brasil tinha registrado prejuízo de 106,8 milhões de reais.
A valorização do real frente ao dólar no período ajudou o resultado financeiro, que saiu de um prejuízo de 100 milhões de reais para 5 milhões de reais negativos na mesma comparação.
Além disso, observou o diretor-geral da Net, Francisco Valim, o desempenho operacional da empresa vem mostrando melhora trimestre a trimestre.
A geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortizações) somou 95,2 milhões de reais no terceiro trimestre, a maior que a empresa já teve. No mesmo período do ano passado, o Ebitda havia sido de 81,1 milhões de reais.
A base de assinantes da empresa cresceu pelo quinto trimestre consecutivo depois de longo período de estagnação --chegou a 1,395 milhão em setembro. Os clientes do acesso rápido à Internet somaram 157 mil, crescimento de quase 20 % em três meses.
A receita líquida foi de 363 milhões de reais no terceiro trimestre, aumento de 13 % sobre o mesmo período de 2003.
"Numa estrutura de capital ainda deficitária, a empresa tem mais dificuldade de ter lucro", comentou Valim, que comanda um processo de reestruturação da dívida vencida de 1,3 bilhão de reais. Nesse processo, a mexicana Telmex se tornará sócia na Net.
Ele estima que as despesas financeiras cairão pela metade quando o processo estiver concluído, o que pode acontecer ainda este ano se a proposta de aumento de capital for aprovada rapidamente pela CVM e pela SEC, autoridades dos mercados de capitais no Brasil e nos EUA.
"A Net não vai ficar automaticamente lucrativa mas caminha nessa direção", afirmou Valim à Reuters. Para o quarto trimestre, ele acredita que o prejuízo financeiro poderá ser apenas um pouco maior, se o câmbio se mantiver estável.
As metas do ano de crescimento da base de clientes de TV por assinatura e de banda larga devem ser ultrapassadas, disse o executivo. O programa de investimentos para 2005 ainda não foi definido, mas Valim reafirmou que a meta é passar a oferecer serviço de Voz sobre IP (Internet Protocol) no primeiro semestre.
Embora haja grande expectativa no setor de telecomunicações quanto a um acordo operacional da Net com a Embratel, Valim afirmou que ainda se trata de um "namoro à distância". A Embratel é controlada atualmente pela Telmex.
"A Net é que está desenvolvendo a tecnologia. Talvez se consiga sinergia maior quando tiver um sócio comum", comentou o executivo.