O maior fenômeno mundial da literatura brasileira está sendo acusado de plágio. A psicóloga e colunista colombiana Gloria Hurtado acusou o escritor brasileiro Paulo Coelho de ter plagiado um texto seu, escrito a partir de uma experiência com um paciente.
Hurtado disse à <i>Rádio Caracol</i> que em abril passado leu um texto de Paulo Coelho em uma revista colombiana e descobriu que era um plágio de sua coluna no jornal <i>El País</i>, baseada em uma experiencia com um paciente.
A psicóloga garante que Paulo Coelho fez uma pequena modificação no título e "clonou" parágrafos inteiros do texto original, o que qualificou de um "delito grave e falta de ética".
- Minha coluna se chama <i>Cerrando círculos</i> e a dele <i>Cerrando ciclos</i> (Fechando círculos e Fechando ciclos). Acredito que ninguém pode se enganar desta maneira. Além disso, ele pegou a idéia central e reproduziu trechos ao pé da letra - disse Hurtado.
Hurtado garante que o texto de Paulo Coelho segue a mesma sequência da sua coluna e reproduz inclusive frases de sua autoria e parágrafos escritos após um trabalho de pesquisa.
A colunista admitiu que até sentiu orgulho de ser plagiada por Paulo Coelho, mas decidiu finalmente denunciar o caso.
Hurtado deu a entender que não pretende processar o escritor brasileiro, mas lembrou que esta não é a primeira vez que Paulo Coelho é envolvido em denúncia de plágio.
- Já ouvi que Paulo Coelho faz isto. Recentemente, um jornalista me disse que <i>O Alquimista</i> é um plágio de uma obra de Jorge Luis Borges. Não sei se é verdade, mas comigo aconteceu mesmo - informou.
Colunista colombiana acusa Paulo Coelho de plágio
Arquivado em:
Segunda, 13 de Junho de 2005 às 02:52, por: CdB