Pirataria
A IFPI, organização mundial com sede em Londres que acompanha a pirataria no mundo, informa em seu último relatório que as vendas piratas de CDs alcançaram a cifra recorde de 1.1 bilhões de discos em 2003, o que representa um negócio da ordem de 4.5 bilhões de dólares organizado e alimentado pela apatia dos governos. O novo relatório chama a atenção dos governos dos dez países - entre eles o Brasil - para que tomem ações ofensivas contra a pirataria física de CDs. As vendas globais de discos falsificados cresceram 4% em 2003, e a taxa média global alcançou a cifra recorde de 35%. A IFPI pode perder a esperança. O povo também quer ouvir música e por certo de forma bem menos cara que as empresas ofereciam. A tecnologia tem seus inesperados benefícios populares. Adeus a grande e poderosa industria da música.
Luiz garante
O presidente Luiz garantiu em Porto Alegre, que o governo vai preservar os recursos previstos no orçamento para gastos em educação. "É fundamental preservarmos a vinculação constitucional de recursos para a educação. E isso o governo garante", declarou o presidente Luiz. É, mais o dinheiro do FUNDEF lançou.
Indenização
Os familiares de pessoas mortas ou desaparecidas durante o regime militar têm até 29 de setembro para entrar com pedido de indenização junto ao governo federal. O presidente da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos, José Luis Pinaud, disse que o trabalho de investigação é feito pela própria comissão. Desde sua criação, em 1995, a comissão já analisou 366 casos. Desse total, 280 foram julgados e tiveram indenizações pagas. Os outros 86 foram negados.
Dinheiro estrangeiro
Os investimentos estrangeiros diretos no país atingiram US$ 737 milhões no mês passado, patamar considerado ainda bastante modesto diante da previsão do Banco Central, que estima entradas de US$ 12 bilhões no acumulado do ano. Os investimentos diretos são capitais empregados na atividade produtiva. Os dados são do Departamento Econômico do BC.