O colombiano detido na Venezuela por participar no seqüestro da mãe do jogador de beisebol Ugueth Urbina é o líder das Farc conhecido por 'El Chigüiro', segundo confirmou este sábado o ministro do Interior, Jesse Chacón.
- É mesmo 'Chigüiro', de acordo com os colombianos, e cometeu os citados delitos, mas sua real identidade não é Gentil Albis Patiño e sim Martín Vega. - assinalou Chacón aos jornalistas.
A identidade do detido havia gerado polêmica. Bogotá insistia que se tratava de 'El Chigüiro', mas Caracas alegava que os dados do rebelde fornecidos pela Colômbia não correspondiam à pessoa detida.
Há várias semanas chegou uma comissão policial colombiana para determinar a identidade do capturado em 18 de fevereiro durante uma operação de resgate da mãe de Urbina.
Chacón disse que Caracas espera a decisão de Bogotá de pedir ou não sua extradição.
'El Chigüiro', a quem Bogotá aponta como comandante da Frente 16 das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), é acusado do seqüestro e assassinato, em junho de 1995, dos missionários americanos Sthephen Everet e Thimoty Dike.
Além disso, é acusado de coordenar o tráfico de drogas em uma região do departamento colombiano de Vichada, fronteira com a Venezuela.
No momento da libertação da mãe do lançador dos Tigers de Detroit, equipe das Grandes Ligas de beisebol, as autoridades venezuelanas acharam no poder do rebelde 600 kg de cocaína em uma pousada abandonada no Estado de Bolívar (550 km a sudeste de Caracas).
Colombiano detido na Venezuela é líder das Farc
Arquivado em:
Sábado, 12 de Março de 2005 às 14:08, por: CdB