A Copa América teve sua primeira partida nesta terça-feira. Melhor para a Colômbia, que bateu a Venezuela por 1 a 0 no Estádio Nacional de Lima e pulou na frente do Grupo A da competição. O gol foi marcado por Moreno, de pênalti. Peru e Bolívia completam a chave.
O jogo começou morno, com os dois times se estudando e adotando postura cautelosa. Os poucos lances de algum perigo limitavam-se a bolas alçadas e chutes de longe.
Aos 18, um lance na área da Colômbia acendeu a partida. Jogadores dos dois países se desentenderam e houve emprurra-empurra. O árbitro Márcio Rezende de Freitas se apressou em desfazer o tumulto e, esperta, a Colômbia cobrou rápido a falta e armou contra-ataque, que por pouco não acaba em gol.
O lance deixou a Venezuela nervosa, e o vacilo do time no lance seguinte não teve perdão. A defesa errou ao sair jogando e Tressor Moreno foi lançado, sozinho na área. Só restou ao goleiro Angelucci fazer o pênalti. O próprio Moreno cobrou e fez, duas vezes. Na primeira, houve invasão de área e o juiz ordenou a repetição, aos 21, que valeu o 1 a 0 para a Colômbia.
Passado o gol, o primeiro tempo se arrastou com poucas emoções até o fim. Já nos acréscimos, Ferreira fez linda jogada pela direita do ataque colombiano, driblou dois adversários e, cara a cara com o goleiro, chutou mal e permitiu a defesa de Angelucci.
Na volta do intervalo, a Venezuela veio com tudo em busca do empate. Logo aos 4 minutos, Morán foi lançado e tocou para a rede na saída de Henao. O gol, no entanto, foi anulado pela arbitragem, que marcou impedimento do venezuelano. O lance foi duvidoso.
Empolgada, a Venezuela continuou ameaçando em chutes de longe, que deram muito trabalho a Henao. Páez, aos 10 e Arango, aos 18, quase empatam o jogo.
Aos poucos, a Colômbia soube conter o ímpeto do adversário e correu poucos riscos. Os venezuelanos assustaram aos 39, em cobrança de falta de Arango que Henao espalmou com dificuldade.
O placar de 1 a 0 estava de bom tamanho e os atuais campeões seguraram o resultado até o fim. No último lance da partida, aos 49, Henao quase entrega o ouro ao sair mal num cruzamento, mas a zaga colombiana estava atenta e salvou a pátria.
COLÔMBIA 1 X 0 VENEZUELA - COPA AMÉRICA - GRUPO A
Data/Hora: 06/07/2004, às 19h30min (de Brasília)
Estádio: Nacional, Lima (PER)
Árbitro: Márcio Rezende de Freitas (BRA)
Cartões Amarelos: Patiño, Martínez, Henao, Castrillón (COL), Morán, Cichero e Rojas (VEN).
Gol: Moreno, 21'/1ºT (COL)
COLÔMBIA: Henao, Martínez, Orozco e Victoria; Aguilar (Castrillón, 31'/2ºT) e Diaz; Patiño, Moreno (Viáfara, 25'/2ºT) e Ferreira (Morantes, 48'/2ºT); Herrera. Técnico: Reinaldo Rueda.
VENEZUELA: Angelucci, Vallenilla (Hector González, 25'/2ºT), Rey, Cichero e Hernández (Rojas, 19'/2ºT); Jiménez; Mea Vitali, Paez e Arango; Rondón (Depablos, 14'/2ºT) e Morán. Técnico: Richard Páez.
Colômbia bate a Venezuela na estréia
Arquivado em:
Terça, 06 de Julho de 2004 às 19:32, por: CdB