O ex-secretário de Estado norte-americano Colin Powell juntou-se ao coro de críticos da resposta ao desastre Katrina.
"Houve muitas falhas em diversos níveis - local, estadual e federal - disse Powell em entrevista ao programa "20/20", da ABC, que será exibida na noite desta sexta-feira.
Importantes políticos dos dois grandes partidos dos EUA atacaram a resposta lenta ao furacão que atingiu a costa do golfo do México na semana passada, devastando Nova Orleans e matando centenas, possivelmente milhares, de pessoas.
- Houve aviso mais do que suficiente ao longo do tempo sobre os perigos de Nova Orleans. Não foi feito o bastante. Não aproveitaram o tempo de que dispúnhamos, e simplesmente não sei por quê - disse Powell, segundo trechos da entrevista colocados no site da ABC.
Ele disse não acreditar que raça tenha sido um fator que pesou na resposta lenta, mas que muitos daqueles que não puderam deixar Nova Orleans a tempo ficaram presos pela pobreza, que afeta desproporcionalmente os negros do país.
Powell foi o negro de mais alto escalão no governo durante o primeiro mandato do presidente George W. Bush e liderou os esforços militares do país na Guerra do Golfo, de 1991.
O nome dele aparece em Washington como um dos possíveis líderes para estar à frente dos esforços de recuperação do furacão a longo prazo.