Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Codelco planeja oferta pública de 24pct de mina de cobre

Arquivado em:
Terça, 31 de Maio de 2005 às 12:38, por: CdB

A estatal chilena Codelco, maior produtora de cobre do mundo, planeja uma oferta pública de pelo menos 24 por cento do seu projeto de cobre Gaby em 2009, disse o presidente-executivo da empresa, Juan Villarzú, à Reuters nesta terça-feira.

- A oferta deve acontecer em 2009, assim que Gaby entrar em funcionamento, o que está planejado para o final de 2008 - informou Villarzú em uma entrevista desde Pequim por telefone.
Ele disse também que companhias japonesas estão interessadas em formar joint-ventures com a Codelco, a exemplo da assinada em Pequim nesta terça-feira com a China Minmetals, estatal chinesa que produz e comercializa cobre.

A joint-venture consiste em investimento por volta de 2 bilhões de dólares junto a acordos de fornecimento de cobre.

O presidente-executivo da companhia recusou-se a dar o nome das empresas japonesas que estariam interessadas em outras parcerias.

A Minmetals fará investimento inicial de 550 milhões de dólares na joint-venture com a Codelco, para ganhar um contrato de fornecimento de 55.000 toneladas de cobre refinado por ano pelos próximos 15 anos.

Sob o acordo assinado em Pequim, a Minmetals tem também a opção de comprar 25 por cento da mina de Gaby - fora a oferta pública - que deve produzir 150.000 toneladas de cobre catódico por ano a partir de 2008.

A Codelco e a Minmetals também estão interessadas em desenvolver minas na América Latina fora do Chile, disse o executivo, nomeando por exemplo os depósitos brasileiros que a Codelco está explorando.

A companhia chilena avalia um depósito no Brasil, chamado de Boa Esperança, e pode ter, ao final do ano, estimativas em relação a recursos minerais. Executivos da Codelco disseram que o depósito de Boa Esperança é grande e que pode começar a produzir cobre em 2012.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo