Nuvens e clima frio ajudaram nesta quinta-feira a apagar incêndios florestais que devastaram a região central de Portugal, mas autoridades se prepararam para novos focos, pois meteorologistas afirmaram que as temperaturas devem subir no fim-de-semana.
Pela primeira vez em muitos dias, o serviço nacional de incêndios não reportou focos no país. Mas 900 bombeiros, que receberam o apoio de militares, permaneceram em alerta.
As temperaturas devem cair até sexta-feira, com grande parte de Portugal apresentando tempo nublado, informou o serviço de meteorologia. Na cidade de Coimbra, próxima aos piores incêndios, os termômetros devem alcançar apenas 25 graus Celsius na sexta-feira.
O tempo frio deverá trazer um alívio aos 4.200 bombeiros voluntários que "chegaram ao limite de sua resistência", afirmou o ministro do Interior de Portugal, Antonio Costa, na quarta-feira.
Mas Costa disse que as temperaturas deverão subir e o céu deve ficar aberto a partir de sábado, o que poderá causar novos incêndios.