O principal clérigo xiita do Iraque, o aiatolá Ali al-Sistani, tem problemas no coração e está sendo tratado por uma equipe de especialistas, disse um de seus assessores nesta quinta-feira.
"Ele cancelou todos os seus compromissos para a semana passada e um grupo de cardiologistas iraquianos está cuidando dele", disse Hamed Khafaf à Reuters. Ele disse que foi a primeira vez que Sistani, de 73 anos, apresentou problemas cardíacos.
Sistani tem uma grande influência sobre a maioria xiita do país e vem sendo a principal voz moderadora no Iraque pós-guerra, que está sendo devastado pela violência e a instabilidade desde a invasão liderada pelos EUA para derrubar Saddam Hussein, no ano passado.
Notícias sobre a saúde de Sistani foram divulgadas enquanto uma milícia liderada pelo clérigo radical iraquiano Moqtada al-Sadr combatia fuzileiros navais norte-americanos na cidade sagrada de Najaf, onde mora Sistani. "Há temores de que o que está acontecendo em Najaf possa afetar os cuidados médicos de que ele necessita", disse Khafaf.