Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Cineclubes para as mães

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Domingo, 18 de Janeiro de 2004 às 12:04, por: CdB

Sempre em busca de novos espectadores, Hollywood organizou cineclubes para mães e crianças de peito onde estão permitidas as fraldas, as mamadeiras e os prantos no meio da projeção.

Conhecido como "Reel Moms", este programa que soa como pesadelo a cinéfilos de plantão, é uma bênção para as mães que se negam a renunciar a um de seus prazeres de antes que sua vida mudasse.

Como reconhece Hope Bader McCauley, uma de suas organizadoras, quando alguem tem um filho se dá conta de que coisas tão simples como ir ver a último estréia são impensáveis.

- Sempre se está preocupado, tanto se você vai sem ele como se o leva com você por que ele poderá incomodar - diz.

Por isso, em associação com os cinemas Loews Cineplex, organizou estas sessões semanais que foram se estendendo nos últimos dois anos por todo o país, de Los Angeles a Nova York passando por Boston e Flórida e onde os bebês "chatos" de outras sessões de cinema aqui são reis.

Isso fica claro já no "estacionamento" de carrinhos de bebê improvisado na entrada da sala ou na bilheteria.

Dentro, em vez da sala escura durante estas projeções uma penumbra com crianças andando pelos corredores e mães amamentando seus filhos, alguns dormindo, outros 'fixados' na tela.

Como afirmam os organizadores do "Reel Moms", se um deles chora mais e outro menos não importa, pois isso não incomoda a audiência, já bem acostumada a estes sons infantis.

Acima de tudo está a experiência de assistir a uma estréia de cinema, cujos cartazes muda a cada terça-feira.

Podem ser filmes familiares como a comédia de Steve Martin "Cheaper by the dozen" ou diretamente infantis, como "Finding Nemo".

Mas já que a programação está pensada àquelas mães e crianças, que não superam um ano, não há problemas na hora de colocar algo mais atrevido.

"Calendar Girls", centrada em um grupo de senhoras de média idade posando nuas para um calendário para conseguir dinheiro na luta contra o câncer, foi um grande sucesso.

Assim como "Love, actually", comédia romântica que apelou aos sonhos de amor das mães, e inclusive filmes tão diferentes como "The Magdalena sisters", drama sobre jovens grávidas na Irlanda fora do casamento e submetidas à servidão em um convento.

Além disso, estão os grandes épicos da temporada, como "The last samurai", projetado com o volume adequado para poder ser ouvido nesse mar de crianças, mas sem excessos para não assustá-los.

A finalidade é socializar e desfrutar de uma estréia, com pipocas e todos os rituais de 'ir ao cinema', inclusive o pagamento da entrada a preço normal já que as crianças entram de graça.

Nesta sala cheia de mulheres também há pais, 15 por cento dos presentes, para ser exato, de acordo com os organizadores.

Assim, "Reel Moms" se converteu em uma nova forma de ir ao cinema que já está presente em 28 estados neste país e que segue se expandindo com estréias nesta semana como o de "Big fish".

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Edições digital e impressa
 
 

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