A forte chuva que caiu no fim de semana, em Santa Catarina, normalizou a situação de racionamento de água, enchendo o volume de águas dos rios, riachos e açudes. Uma pessoa morreu em razão da enxurrada e deslizamentos de terra foram registrados pelos bombeiros.
A Defesa Civil informou que a quantidade pluviométrica registrada nas últimas 60 horas corresponde ao montante de 90 dias de chuva. Em Indaial, os bombeiros atenderam a vários chamados de deslizamentos de terra sobre as casas.
Alagamentos de ruas e inmundação de residências também ocuparam os bombeiros. A BR-470 ficou interditada ontem à tarde devido à água na pista. Postes caíram e faltou luz. Ainda não há número de desabrigados.
Na região oeste catarinense, a chuva intensa colocou fim à seca de mais de quatro meses e considerada a pior dos últimos 43 anos. A enxurrada trouxe preocupação às regiões urbanas, mas foi festejada no campo. Segundo os agricultores, a pastagem foi recuperada e algumas lavouras deverão ser restabelecidas. A previsão meteorológica é de queda na temperatura e chuva até a próxima quarta-feira em todo o estado.