A economia da China cresceu 10,4% no primeiro semestre do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, acelerando o ritmo de expansão ante 10,3% registrado no primeiro trimestre, afirmou um instituto de pesquisa do governo chinês em relatório publicado nesta terça-feira. A Academia de Pesquisa Macroeconômica, ligada à Comissão de Reforma e Desenvolvimento Nacional, recomendou ao governo que aperte sua política ainda mais, caso as recentes medidas tomadas não consigam reduzir o ritmo de crescimento econômico.
"No curto prazo, devemos tomar medidas efetivas para reduzir o crescimento econômico de maneira apropriada, para garantir crescimento rápido e balanceado no longo prazo. ", afirmou o instituto de pesquisa", afirma a academia em relatório publicado nesta terça-feira.
Chen Dongqi, vice-presidente da Academia de Pesquisa Macroeconômica, pediu recentemente que o Banco Central da China eleve as taxas de juros do país mais rapidamente e aprenda com a série de aumentos sustentados do juros dos Estados Unidos, promovida pelo Federal Reserve.