A China está ampliando os seus mecanismos de censura para controlar o conteúdo das mensagens de textos enviadas por telefone celular também conhecidas como 'torpedos'.
Novas regras foram criadas para que as empresas de telefonia possam policiar e filtrar mensagens que contenham conteúdo pornográfico ou fraudulento.
Mas os analistas políticos temem que o verdadeiro objetivo dessa iniciativa seja controlar os dissidentes políticos.
As autoridades chinesas vêm gradualmente aumentando o controle sobre a circulação de informação por meios eletrônicos, principalmente por meio da internet.
A organização Repórteres Sem Fronteiras, com sede em Paris, diz que a China tem utilizado cada vez mais novas tecnologias para controlar o fluxo de informação no país.
O grupo afirma que uma companhia chinesa tem feito propaganda sobre um sistema capaz de monitorar boatos políticos e comentários reacionários enviados via telefone celular.
Num comunicado à imprensa, a Venus Info Tech Ltd disse que o seu sistema funciona com base em algoritmos de palavras-chave.
Algumas palavras, quando detectadas, podem por exemplo gerar um alerta automático imediato à polícia.
Os torpedos já serviram como uma ameaça ao controle de informação imposto pelo governo comunista de Pequim à população.
No ano passado, as autoridades tentaram esconder a existência de uma epidemia da doença respiratória Sars.
Mas milhões de torpedos foram enviados, alertando as pessoas sobre o vírus e denunciando a tentativa do governo de encobrir o caso.
Por enquanto, as novas regras só estão sendo usadas por uma das duas companhias operadoras de telefonia celular na China, a China Mobile Corporation. Ela controla 65% do mercado, e as novas regras devem passar a ser o padrão de atuação do setor.
No ano passado, os chineses enviaram mais de 220 bilhões de torpedos, mais da metade do total enviado em todo o mundo, de acordo com a agência de notícias chinesa Xinhua.
China fará censura de mensagens de celular
Arquivado em:
Sexta, 02 de Julho de 2004 às 18:01, por: CdB