A China eliminou as tarifas de importação para o granito, o que abre novas perspectivas para o Brasil, um dos maiores exportadores desse tipo de rocha, utilizado em acabamento de construções. A isenção das tarifas chinesas para o minério, classificado como rocha processada especial, abrange tanto as chapas acabadas quanto as semi-acabadas, inclusive os produtos prontos para o consumidor final. Anteriormente as tarifas para granito alcançavam 38%.
A isenção vai beneficiar as empresas exportadoras brasileiras pela grande procura do produto do país no mercado chinês. A medida poderá também tornar mais atrativa a instalação de firmas de beneficiamento ao Brasil, assim como a modernização e ampliação das empresas do setor já em operação.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas), Sérgio Azeredo, em vista da previsível continuidade de crescimento do setor de construção civil na China, é possível prever que em um horizonte de quatro a cinco anos, o Brasil se tornará o segundo maior exportador de rochas, atrás apenas dos Estados Unidos.
China beneficia o Brasil ao retirar taxa de importação do granito
Arquivado em:
Sexta, 08 de Abril de 2005 às 05:44, por: CdB