A maior produtora de cobre do mundo, a estatal chilena Codelco, descobriu dois novos depósitos de cobre, um no norte do Chile e outro no Brasil, além de descobertas em um depósito já existente. Todos podem estar em condições de exploração a partir de 2012.
O presidente executivo da Codelco, Juan Villarzú, disse nesta segunda-feira que depois de anos de explorações a empresa conta com três novos depósitos, que vão engrossar suas reservas atuais de 130 milhões de toneladas de cobre fino.
De acordo com o vice-presidente-corporativo de Desenvolvimento e Projetos da Codelco, Juan Eduardo Morales, no Brasil já foram feitas sondagens de mineralização e nos próximos meses será entregue a sua dimensão. O projeto no entanto não irá adiante antes de 2012.
- Mas posso dizer que é uma jazida grande - antecipou Morales à Reuters.
No Chile, a Codelco encontrou um depósito denominado "Mocha", no extremo norte do país, que conta com recursos sulfurados que conteriam cerca de 450 milhões de toneladas métricas de mineral, com teor de 0,5% de cobre.
Paralelamente, a empresa disse que fez nova descoberta em Toki, um depósito localizado também no norte de Chile e que compreende várias jazidas ricas em cobre.
- Em Toki se descobriu nos últimos cinco anos sucessivos setores mineralizados, que agora a Codelco Norte (principal filial da Codelco) deverá incorporar - comentou Morales.
A Codelco, que produziu 1,8 milhão de toneladas de cobre fino no ano passado, planeja elevar sua produção a 2,5 milhões de toneladas até 2012, mas estimativas recentes indicam que a empresa pode produzir 3 milhões de toneladas em 2015.
Chilena Codelco encontra cobre no Brasil e no Chile
Arquivado em:
Segunda, 18 de Abril de 2005 às 14:02, por: CdB