O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, reuniu-se em particular em Caracas com o ex-presidente americano Jimmy Carter e com o magnata venezuelano das telecomunicações Gustavo Cisneros, conforme foi divulgado neste sábado.
Carter foi quem patrocinou o encontro, realizado na sexta-feira. A informação foi dada pelo próprio Centro Carter (CC), depois de a conversa ter sido noticiada neste sábado na imprensa.
"Houve um compromisso mútuo de honrar os processos constitucionais e apoiar futuras conversas entre o governo da Venezuela e os meios de comunicação, a fim de garantir um ambiente mais adequado para o processo constitucional do referendo" revogatório contra Chávez, em 15 de agosto, acrescentou o comunicado.
Chávez, Carter e Cisneros também conversaram, segundo o CC, sobre "a necessidade de um diálogo nacional para depois de 15 de agosto". O encontro aconteceu poucos dias depois de o governo exigir que seja delimitada a função dos observadores do CC, da Organização dos Estados Americanos (OEA) e de outras instâncias internacionais no referendo.
O governo quer, assim, evitar "excessos", após acusar os observadores mencionados de terem atuado a favor da oposição nas fases eleitorais prévias.
A reunião aconteceu depois que duas propriedades e uma emissora de televisão de Cisneros sofreram buscas nos últimos dias, por causa das investigações sobre a captura, no último mês, de cerca de cem supostos paramilitares colombianos em Caracas.