Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2024

Cesare Battisti preso em Corumbá

Arquivado em:
Quinta, 05 de Outubro de 2017 às 02:47, por: CdB
 Sentindo-se perseguido por uma nova tentativa italiana junto ao governo brasileiro, como noticiou O Globo, Cesare Battisti tentou ir para a Bolívia, mas não teve sorte foi controlado na fronteira e está preso em Corumbá.
 
Por Celso Lungaretti, de São Paulo:
 
DIRETO-CONVIDADO11-1.jpg
Esperamos que o Brasil mantenha o estatuto de refugiado para Cesare Battisti
Atravessar a fronteira com a Bolívia não era a solução. Foi um passo precipitado e desastrado. Melhor seria ter ficado por aqui mesmo, num rancho fundo bem pra lá do fim do mundo qualquer.
 
 
Compreendo que o companheiro Cesare Battisti tenha ficado transtornado com a ameaça de renovarem a tentativa de 2015, de uma extradição mandrake para a Itália. 
 

Mas atravessar a fronteira com a Bolívia não era a solução. Foi um passo precipitado e desastrado. Melhor seria ter ficado por aqui mesmo, num rancho fundo bem pra lá do fim do mundo qualquer.

notícia d'O Globo e o aparentealerta que o Rui Martins e eu recebemos eram mesmo para inquietar qualquer um, muito mais alguém que está há tanto tempo sofrendo uma perseguição sem fim. Traumas e estresse foram minando a sua resistência psicológica, até que hoje ele não aguentou mais a barra.

Mas, atravessar a fronteira com a Bolívia não era a solução. Foi um passo precipitado e desastrado. Melhor seria ter ficado por aqui mesmo, num rancho fundo bem pra lá do fim do mundo qualquer.

Espero que dê para colarmos os cacos da viola. 

E que o Brasil lhe devolva a paz de espírito, garantindo que agirá como manda o figurino jurídico. 

Cabe às autoridades atuais honrarem a decisão tomada pelo presidente Lula em 2010 e referendada pelo STF em 2011, pois anular um ato jurídico perfeito mediante um mero decreto administrativo, sem consulta ao Supremo, apenas para bajular italianos revanchistas, seria mais um passo no sentido da bananização de nossa república.

Celso Lungarettijornalista e escritor, foi resistente à ditadura militar ainda secundarista e participou da Vanguarda Popular Revolucionária. Preso e processado, escreveu o livro Náufrago da Utopia (Geração Editorial). Tem um ativo blog com esse mesmo título.

Direto da Redação é um fórum de debates editado pelo jornalista Rui Martins.

 

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo