Rio de Janeiro, 22 de Janeiro de 2025

Cesar Maia ouve sugestões da Central de Favelas

Arquivado em:
Sábado, 28 de Agosto de 2004 às 15:15, por: CdB

Integrantes do Movimento Hip Hop da ONG Central Única de Favelas (Cufa) se reuniram com o prefeito Cesar Maia, neste sábado, em Madureira, para sugerir e ouvir propostas para o próximo mandato. Antes de explicar os projetos que têm como foco a inclusão social e a cidadania, o candidato à reeleição fez uma volta ao passado para lembrar como as favelas eram vistas por governos anteriores.

- Até os anos 50, as favelas eram consideradas equipamentos provisórios. Primeiro, foram tratadas como problema de Segurança Pública e depois tiveram maior atenção da área de Saúde. A partir de um censo realizado por volta de 1956, o governo Negrão de Lima percebeu que as comunidades seriam permanentes e então passou a se preocupar com a urbanização desses espaços".

Segundo o prefeito, seis das oito sugestões do Movimento Hip Hop já estão sendo implementadas pela prefeitura. Entre elas, a instalação de centros de informática em escolas, ações de geração de emprego, saneamento, saúde e esporte, e liberação de verbas para reforma de teatros e atividades culturais. Cesar Maia assinou um termo de compromisso para avaliar todas as propostas, que incluem ainda a construção de um grande centro cultural do Hip Hop.

Sobre a sugestão de se criar uma Secretaria Municipal da Juventude, o prefeito argumentou que não adianta criar o órgão se não houver orçamento. "É mais eficiente criar uma coordenação da Juventude, que pode trabalhar integrada com todas as secretarias já existentes".

Na área cultural, a prefeitura já realiza parcerias com a Cufa, que oferece diversas atividades em favelas como Jacarezinho, Cidade de Deus e Acari. Os moradores podem participar de aulas de dança, música, grafite, informática, teatro, artesanato e cinema.

- Esse processo de valorizar o movimento como expressão da cultura popular jovem do Rio cada vez cresce mais", Cesar Maia.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo