Uma cerimônia no local do antigo World Trade Center marcou nesta quinta-feira a instalação de uma viga na entrada do novo complexo que está sendo erguido no local, em mais um marco na reconstrução da área atingida nos atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova York.
Enquanto a viga de aço era erguida junto com uma bandeira americana até o 11º andar do prédio 7 do novo World Trade Center, autoridades disseram que o polêmico e ambicioso projeto está dentro do cronograma.
- Nosso objetivo com o World Trade Center 7 era oferecer um portão espetacular para o local do centro comercial, que servisse de símbolo, como serve, da renovação da baixa Manhattan, na zona sul da ilha - disse o empresário Larry Silverstein, atual ocupante do terreno, em entrevista coletiva.
Segundo ele, o prédio de 52 andares de aço e vidro vai ser o primeiro a receber trabalhadores de escritório desde os atentados de 2001. A obra deve ser inaugurada no começo de 2006. O 11º andar será o primeiro com uso comercial - abaixo dele ficarão apenas a recepção e uma subestação elétrica.
O prédio número 7 que existia ali foi o último a desabar no dia dos atentados que derrubaram as torres gêmeas de 110 andares.
A reconstrução da área de 6,4 hectares é um dos projetos mais ambiciosos na História da arquitetura nos EUA, e seu custo deve ficar entre US$ 4 bilhões e US$ 7 bilhões até 2015, data estipulada para o término das obras.
O projeto vem sendo prejudicado por ações judiciais a respeito de questões de seguro e por uma disputa entre os arquitetos David Childs e Daniel Liebeskind a respeito da autoria do arranha-céu que será batizado de "Torre da Liberdade" e será a estrutura mais alta do mundo, com 541 metros.
Cerimônia marca obras do novo World Trade Center
Arquivado em:
Quinta, 11 de Dezembro de 2003 às 17:55, por: CdB