Chefes de Estado e do Governo dos 25 países mebros da União Européia (UE) estão presentes na cerimônia de assinatura do Tratado Constitucional da União Européia, que começou nesta sexta-feira, na Sala Júlio César do Palácio Senatorial do Capitólio romano.
O prefeito de Roma, Walter Veltroni, deu as boas-vindas aos líderes da UE, a seus ministros de Exteriores e aos representantes dos países que aspiram a integrar-se em breve: Turquia, Romênia, Bulgária e Croácia, que assistem como convidados.
A cerimônica começou depois das intervenções de três primeiros-ministros: o da Itália, Silvio Berlusconi, como anfitrião; o da Irlanda, Bertie Ahern, sob cuja presidência foi aprovada a Constituição; e o da Holanda, Jan Peter Balkenende, presidindo o Conselho este semestre.
Também intervirão o presidente do Parlamento Europeu, o espanhol Josep Borrell, e os presidentes que estão saindo e entrando da Comissão Européia, o italiano Romano Prodi e o português José Manuel Durão Barroso.
Posteriormente, na sala dos Orazi e Curiazi do Palácio dos Conservadores -a mesma na qual em 1957 foi assinado o tratado fundacional da Comunidade Econômica Européia (CEE)- se procederá ao ato formal da assinatura da Carta Magna por parte dos Chefes de Estado e de governo e de seus ministros de Exteriores.
Paralelamante à assinatura da Constituição, está previsto que os líderes europeus abordem a crise aberta na Comissão pela rejeição do Parlamento à equipe de seu novo presidente, José Manuel Durão Barroso, que em certa medida mediatiza o histórico ato de hoje.
Cerimônia de assinatura do Tratado Constitucional da UE começa em Roma
Arquivado em:
Sexta, 29 de Outubro de 2004 às 04:03, por: CdB