Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2024

Cerca de 70 empresas participarão de licitação para exploração de petróleo

Arquivado em:
Sexta, 02 de Setembro de 2005 às 14:34, por: CdB

Cerca de 70 empresas já manifestaram interesse em participar da Sétima Rodada de Licitação de Áreas para exploração de petróleo e gás nas bacias sedimentares do país que a Agência Nacional de Petróleo (ANP) realizará nos dias 17, 18 e 19 de outubro, no Rio de Janeiro. A informação foi dada nesta sexta pelo diretor do órgão, John Forman.

Segundo Forman, deste total, cerca de 50 empresas devem participar efetivamente do leilão, que vem despertando interesse de empresas de países que ainda não atuam no Brasil, como a Noruega, China e Rússia. Forman participou nesta sexta no Rio do workshop "Como Tornar Atrativas e Factíveis as Atividades de Exploração nas Bacias Paleozóicas Brasileiras".

- Achamos que a Sétima Rodada vai ser bem sucedida. Primeiro porque estamos oferecendo áreas bem interessantes, segundo porque as áreas de novas fronteiras oferecidas na Sexta Rodada estão dando resultado e isto está motivando e levando as empresas a olharem essas novas áreas com atenção - explicou.

Um outro fator para o êxito da próxima rodada, na avaliação de Forman, é a alta do preço do barril do petróleo no mercado externo, que vem batendo recordes sucessivos de preços.

O diretor da ANP informou, ainda, que das cerca de 70 empresas que já procuraram a agência, 30 mostraram interesse nos "pocinhos" do edital B - que envolve poços perfurados a 30, 40 anos, alguns dos quais chegaram até a produzir e outros que sequer chegaram a extrair petróleo por não terem sido considerados economicamente viáveis.

Outras 40 empresas estariam interessadas nas grandes áreas exploratórias, que envolvem risco e investimentos volumosos, principalmente em águas ultraprofundas.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo