Centenas de pessoas estão na praça de São Pedro do Vaticano, nesta terça-feira, aguardando a nova "fumaça" sobre a eleição do próximo papa, que segundo estimativas vaticanas, pode sair pela chaminé da Capela Sistina cerca de meio-dia.
Segundo os tempos aproximados previstos pelo Vaticano, as "fumatas", ou seja, a fumaça que anuncia ao mundo se há um papa (branco) ou ainda não (preto), poderão acontecer por volta das 10h00 horas GMT (07h00 de Brasília) e por volta das 17h00 GMT (14.00 de Brasília).
Isso se a eleição do papa não acontecer durante a primeira apuração da manhã ou da tarde. Nesse caso a fumaça é antecipada.
Nestes dias de Conclave os turistas não poderão subir à Cúpula de São Pedro nem entrar nos jardins vaticanos, para assegurar o caráter secreto do Conclave.
Este é o primeiro Conclave que acontece em dois espaços diferentes: a capela Sistina, local das votações, e a residência de Santa Marta, onde se alojam os cardeais. Praticamente todo o pequeno Estado é ocupado para o Conclave.
Centenas aguardam a eleição do papa
Arquivado em:
Terça, 19 de Abril de 2005 às 03:48, por: CdB