A CBF inaugurou na terça-feira a Escola Brasileira de Futebol (EBF), um projeto em parceira com a Fifa para "promover o desenvolvimento do esporte através da universalização da informação, na forma de cursos, seminários e palestras", informou a entidade.
A EBF tem sede na Granja Comary, em Teresópolis, mas, através da Universidade do Norte do Paraná (Unopar), vai disponibilizar um sistema em tempo real, permitindo que milhares de pessoas tenham acesso às informações.
- Os cursos promovidos em parceria com a Unopar têm o reconhecimento do Ministério da Educação e Cultura e chegam a 35 mil alunos espalhados pelo Brasil através da técnica inovadora do Ensino à Distância - disse o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.
- É este universo amplo que a Escola Brasileira de Futebol vai alcançar com os seus cursos, para melhor formar e capacitar os profissionais do futebol.
A novidade do "Ensino Presencial Conectado" foi demonstrada nesta terça-feira. Na cidade de Londrina, sede da Unopar, o técnico Carlos Alberto Parreira interagiu com os presentes na sala da EBF, na Granja Comary.
- O futebol brasileiro, que já é o melhor dentro de campo, será agora também o melhor fora dos gramados. A EBF significa a concretização de um projeto que há 38 anos, quando participei do meu primeiro curso de futebol, na Alemanha, lamentei não existir no Brasil. Agora, essa lacuna está preenchida - disse.
O ex-presidente da Fifa João Havelange também comemorou o lançamento da escola.
- O Brasil está dando um exemplo ao mundo de como trabalhar a evolução do futebol...Hoje o mundo anda em velocidade, as pessoas não se deslocam mais, e sim o saber e o conhecimento. Essa escola tem uma importância capital e o resultado será imediato - afirmou ele.