Cerca de 100 católicos norte-coreanos celebraram neste domingo uma missa na capital, Pyongyang, para lamentar a morte do papa João Paulo II, noticiou a mídia sul-coreana.
A Coréia do Norte, que segundo ativistas de direitos humanos pune as demonstrações públicas de religião com prisão e até mesmo execução, disse na semana passada que os católicos estavam realizando homenagens na capital e em todo o país para o pontífice.
- Soubemos da morte do papa e, como católicos, estamos tristes - disse neste domingo Kim Yong-il, identificado como autoridade da Igreja, na TV sul-coreana MBC.
A missa foi comandada por um padre sul-coreano que viajou dos Estados Unidos, disse a MBC, sem identificá-lo. Imagens da missa também foram mostradas na rede de TV KBS, da Coréia do Sul.
A igreja de Pyongyang onde aconteceu a missa foi construída em 1988, mas não há padres nem freiras lá, disse a reportagem. Dois membros da congregação se revezam para comandar as orações aos domingos. A Coréia do Sul estima que há cerca de três mil católicos na Coréia do Norte e cerca de 12 mil protestantes.