A Universidade de Newcastle, na Austrália, realizou uma ampla revisão de estudos sobre os analgésicos e seus efeitos colaterais e constatou que remédios de uso comum como o diclofenaco que recebe diferentes nomes no mercado como o Voltaren e o Cataflan, elevam o risco de doenças cardiovasculares. Foi descoberto ainda que O Vioxx, remédio da Merck, retirado do mercado há dois anos, também representa perigo aos rins. O estudo será publicado na revista da Associação Americana de Medicina, a "Jama".
O diclofenaco, muito usado em países europeus, aumenta em 40% ataques cardíacos primários e morte súbita. Os pesquisadores dizem que há motivos suficientes para que medidas de restrição ao uso desses remédios sejam colocadas em prática.
Nesta quarta-feira a Novartis, laboratório responsável pela fabricação dos remédios Voltaren e Cataflan, disse em nota oficial que os estudos sobre os riscos cardiovasculares da substância são inconclusivos. Os resultados do estudo já estão disponíveis no site da "Jama".
Cataflan e Voltaren podem causar ataques cardíacos
Arquivado em:
Quarta, 13 de Setembro de 2006 às 13:14, por: CdB