Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2024

Campanha em Porto Alegre tem impasse sobre debates

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Quinta, 28 de Outubro de 2004 às 17:05, por: CdB

Duas emissoras de televisão disputam a chance de realizar o último debate das eleições municipais em Porto Alegre. Após algumas tentativas de negociação, a solução para o impasse deve ficar mesmo por conta de uma decisão dos candidatos José Fogaça (PPS) e Raul Pont (PT).

A RBS TV, emissora afiliada à Rede Globo, e a TV2 Guaíba pretendem promover o encontro entre os candidato a prefeito, na noite de sexta-feira, exatamente no mesmo horário. Os diretores das duas empresas não conseguiram chegar a um acordo e preferiram correr o risco de inviabilizar o encontro.

A RBS quer manter o debate às 22h para entrar em rede com outros 28, transmitidos pela Rede Globo. No Rio Grande do Sul, a empresa também deve veicular os encontros, realizados entre os candidatos que disputam o segundo turno em Caxias do Sul e Pelotas.

- Para eles (TV Guaíba), seria mais fácil trocar o horário - Raul Costa Júnior, diretor de jornalismo da RBS TV, à Reuters.

Segundo Costa Júnior, a empresa estaria disposta a liberar o sinal para a concorrente, mas não aceitaria fazer um debate conjunto, em um estúdio neutro, com a inclusão de um segundo mediador como foi proposto pela Guaíba.

Para Carlos Ribeiro, diretor do Sistema Guaíba-Correio do Povo, a prerrogativa de realização do encontro seria da TV Guaíba por ter formalizado o convite primeiro.

- A RBS não tem como negociar, pois alegam que a Globo não autoriza mudar nada. Estão bitolados pela Globo - disse Ribeiro à Reuters.

Costa Júnior contesta o raciocínio, argumentando que o convite da Guaíba teria sido feito meses antes da definição dos resultados de 3 de outubro a todos os candidatos que disputaram o primeiro turno.

Para os diretores das duas empresas, as negociações teriam sido esgotadas e não haveria mais qualquer possibilidade de acordo, mas ambos apostam na presença dos candidatos em suas emissoras.

- O debate vai ser na Guaíba. Fizemos o convite primeiro - disse Ribeiro.

Do lado da RBS, o grande argumento seria o alcance da emissora. Pelos números de Costa Júnior, a rede atingiria 60 pontos da audiência, enquanto a Guaíba teria menos de 1 por cento.

- Oferecemos ao candidato a garantia da audiência. Não é prepotência, é realidade - disse o diretor da RBS.

Ao que tudo indica, os candidatos terão que resolver o impasse. Segundo assessores de Fogaça e Pont não há negociações para uma saída conjunta. Mesmo após a formalização de um acordo de não agressão, os últimos dias da campanha foram marcados por disputas e agressões mútuas, reduzindo a possibilidade de conversações.

A equipe de Pont estaria tendendo a optar pelo debate da RBS, enquanto Fogaça ainda estaria apostando em um possível acordo entre as duas emissoras.

A RBS TV pertence ao Grupo RBS, principal conglomerado de comunicação da região sul do país. Entre as principais empresas do grupo, a RBS TV, TV Com, Rádio Gaúcha, Rádio CBN, Jornal Zero Hora e Jornal Pioneiro devem repercutir o debate entre os candidatos.

A Televisão Guaíba, inaugurada em 1979, faz parte de um sistema integrado pela Rádio Guaíba e Jornal Correio do Povo, todos com sede na capital. A emissora veicula 18 horas de programação dominada por jornalismo regional. Segundo Ribeiro, o sinal da televisão abrange um terço da área do Estado.

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Edições digital e impressa
 
 

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