O presidente norte-americano, George W. Bush, pretende proibir a utilização de alguns tipos de minas terrestres depois de 2010, mas permitirá que militares continuem a usar outros modelos de minas mais sofisticados, informou a edição de sexta-feira do jornal The Washington Post.
A iniciativa difere de uma proibição ampla de minas terrestres proposta pelo ex-presidente Bill Clinton. A nova política permitiria o uso de minas terrestres ''inteligentes'', as quais têm dispositivos que automaticamente desativam os explosivos em horas ou dias e representam menor ameaça a civis, disse o diário, citando autoridades não-identificadas.
De acordo com essas fontes, a proibição se destinaria apenas a minas que não contêm mecanismos de autodestruição e podem ficar escondidas por muito tempo após batalhas.
Uma autoridade do alto escalão do Departamento de Estado norte-americano, que falou sobre a decisão de Bush em condição de anonimato, afirmou que a nova medida procura conciliar o desejo do Pentágono de manter armas efetivas ao mesmo tempo em que trata de mortes de civis causadas pelas minas terrestres, segundo o Post.