O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse que a Síria deve retirar as forças militares e serviços de espionagem do Líbano antes das eleições parlamentares, marcadas para maio.
- Chegou a hora de implementar totalmente a resolução 1559 da ONU. Todas as forças e serviços de espionagem devem sair antes das eleições, para que as eleições sejam livres e justas - afirmou o presidente na Universidade de Defesa Nacional, em Washington.
Num discurso de 37 minutos, o presidente disse que a estratégia dos Estados Unidos é "combater o inimigo no exterior para que ele não nos ataque no nosso país" e vinculou a democratização do Oriente Médio à segurança em território americano.
Bush diz que vê um movimento em direção à democracia na região.
- Em todo o Oriente Médio, uma série de eventos está levando a região para uma nova direção - afirmou.
Democracia
O presidente citou um observador libanês, que disse que a democracia está batendo às portas do país.
- E, se for bem-sucedida no Líbano, vai bater às portas de todos os regimes árabes - disse Bush.
Bush disse que os Estados Unidos estavam ao lado do povo libanês em sua luta pela democracia e pela liberdade.
- A liberdade vai prevalecer no Líbano - afirmou, sem citar em nenhum momento a grande manifestação pró-Síria e contra os Estados Unidos que aconteceu nesta terça-feira em Beirute.
O presidente citou o atentado que aconteceu há duas semanas em Tel Aviv e disse que:
- A Síria, assim como o Irã, tem um longo histórico de apoiar grupos terroristas, determinados a semear divisões e o caos no Oriente Médio.
- Chegou a hora de a Síria e o Irã pararem de usar assassinatos como um instrumento de política. E de cessar o apoio ao terrorismo - afirmou Bush.
Bush também disse que, apesar dos ataques de alguns extremistas, tem havido progressos no conflito entre Israel e palestinos.
- Só existe um resultado, que é a existência de dois Estados, Israel e Palestina, vivendo lado a lado em paz e em segurança - afirmou.
Bush exige Síria fora do Líbano antes da eleição de maio
Arquivado em:
Terça, 08 de Março de 2005 às 12:44, por: CdB