O presidente norte-americano, George W. Bush, está com dois pontos de vantagem sobre o democrata John Kerry a cinco dias das eleições nos EUA, mostrou uma pesquisa Reuters/Zogby divulgada nesta quinta-feira. Bush aparece com 48% das preferência, contra 46% do senador de Massachusetts. No dia anterior, Bush tinha 48% e Kerry, 47%.
A vantagem de Bush está dentro da margem de erro - que é de 2,9 pontos percentuais para baixo ou para cima - o que aponta um empate técnico entre os dois.
- Os candidatos estão empatados entre os católicos, jovens, eleitores com mais de 70 anos...e independentes - afirmou o especialista em pesquisas John Zogby.
Apenas 4% dos prováveis eleitores (o voto nos EUA é facultativo) ainda estão indecisos. A pesquisa com 1.206 prováveis eleitores foi feita entre segunda e quarta-feira. A sondagem será realizada até a véspera da eleição.
A chamada "tracking poll" combina os resultados de três noites consecutivas de pesquisas e depois elimina os números da primeira noite à medida que uma nova é acrescentada. Isso permite aos pesquisadores registrarem mudanças na posição do eleitorado enquanto elas acontecem.