O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, atacou na última quarta-feira seu adversário democrata nas eleições de novembro. Ele chamou o senador John Kerry de vacilante em temas essenciais.
- Desde que chegou a Washington, sempre tem ficado nos dois lados de cada questão - disse Bush sobre o veterano senador, que na terça-feira assegurou a indicação democrata.
Em um ato para arrecadar fundos de campanha, Bush também criticou a posição de Kerry em uma questão crucial de seu governo: a guerra contra o terrorismo.
- Alguns são céticos e não acreditam que a guerra contra o terrorismo é uma guerra. Meu oponente diz que a guerra contra o terrorismo é menos uma operação militar e mais uma questão de inteligência e ações legais. Não concordo com isto - disse.
- Nosso país teve este enfoque após o ataque contra o World Trade Center, em 1993. O tema foi tratado nos tribunais e se pensou que estava resolvido, mas os terroristas continuaram treinando no Afeganistão, arquitetando contra nosso país e traçando planos mais ambiciosos - disse Bush.
- Após o caos e o massacre do 11 de setembro (de 2001), não era suficiente enfrentar com ações legais os nossos inimigos - ressaltou.
Rio de Janeiro, 20 de Janeiro de 2025