Presidente dos EUA, George W. Bush anunciou nesta segunda-feira a indicação do juiz federal Samuel Alito para uma vaga na Suprema Corte. Samuel Alito, de 55 anos, atua desde 1990 como juiz de um tribunal federal de apelações na Filadélfia e tem um histórico considerado conservador. Ao anunciar sua indicação, Bush disse que Alito "é um dos mais respeitados e completos juízes dos EUA".
- Ele domina a lei e tem um profundo comprometimento com a Justiça - disse.
A indicação, que deve sofrer uma forte crítica da oposição democrata, precisa agora ser confirmada pelo Senado. Se aprovado pelo Senado, Alito deve substituir a juíza Sandra Day O´Connor, que vota ocasionalmente a favor de posições mais liberais.
Regra 3
O nome de Alito, filho de imigrantes italianos, aparece após a primeira escolha de Bush para a vaga, a advogada Harriet Miers, ter anunciado sua desistência na semana passada. A indicação também ocorre em um momento tenso para a Casa Branca, após Lewis Libby, assessor do vice-presidente, Dick Cheney, ter sido indiciado na sexta-feira por sua suposta conexão com o vazamento do nome de uma agente da CIA (Agência de Inteligência Americana).