Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2024

Bundesliga é líder mundial em público

Arquivado em:
Quarta, 12 de Julho de 2017 às 08:50, por: CdB

Campeonato alemão de futebol teve, em média, mais de 42 mil torcedores presentes em cada partida da última temporada. Na Europa, faturamento do torneio ficou atrás apenas da Premier League britânica

Por Redação, com DW - de Londres:

A Bundesliga é líder em número de espectadores entre as ligas de futebol do mundo e, dentre os cinco principais campeonatos europeus, ocupa o segundo lugar em termos de faturamento, aponta um estudo divulgado nesta quarta-feira.

bandesliga-.jpg
Torcedores no Volksparkstadion após partida entre Hamburg e Wolfsburg, em maio de 2017

– Com uma média de 42.421 espectadores por jogo, a Bundesliga é claramente a número um no futebol mundial – constatou a consultoria Deloitte em seu relatório anual sobre finanças do futebol.

Na temporada 2015/2016, o faturamento da Bundesliga (excluindo receitas de transferências) aumentou 13% em relação ao período anterior, somando 2,7 bilhões de euros.

O Campeonato Alemão ficou atrás da Premier League britânica, que faturou 4,9 bilhões de euros na última temporada, e à frente da liga espanhola (2,4 bilhões de euros), da italiana (1,9 bilhão de euros) e da francesa (1,5 bilhão de euros).

O faturamento total (excluindo receitas de transferências) do futebol profissional europeu. O chamado grupo Big Five, subiu para o valor recorde de 24,6 bilhões de euros.

Campeonato espanhol

Em termos de crescimento, a Bundesliga ficou atrás apenas do campeonato espanhol, que saltou 19% em relação à temporada anterior. O salto da Bundesliga se deve em grande parte a receitas obtidas com direitos de transmissão. Afirma Karsten Hollasch, diretor do grupo de negócios esportivos da Deloitte.

Segundo o estudo da Deloitte, os 18 clubes integrantes da Bundesliga alcançaram um lucro médio de 16 milhões de euros. "Dezesseis dos 18 clubes obtiveram um resultado positivo. Na temporada anterior, apenas 11 clubes tinham conseguido isso", diz o relatório.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo