Durante um encontro do Desktop Linux Consortium em Tyngsboro, Massachusetts, Bruce Perens, criador da Open Source Initiative (OSI), anunciou um projeto para criação de uma nova distribuição Linux. O UserLinux será uma alternativa aos produtos e práticas comerciais de empresas como a Microsoft e a Red Hat.
O UserLinux será baseado no Debian GNU/Linux, do qual Perens já foi chefe de desenvolvimento, com pequenas diferenças na inclusão de software considerado "não-livre", porém essencial aos sistemas desktop atuais, como drivers para aceleradoras 3D. Espera-se que a primeira versão da distribuição esteja disponível nas lojas em 6 meses, com os CDs sendo vendidos a preço de custo, cerca de US$ 10. A distribuição, livre para uso ilimitado, será certificada por grandes fabricantes de hardware.
Segundo Perens, várias empresas prometeram patrocínio ao UserLinux, embora ele tenha se recusado a citar nomes. Elas estariam ansiosas por uma alternativa aos produtos Microsoft, vistos como caros, instáveis, vulneráveis, difíceis de instalar e manter. Uma alternativa à Red Hat e suas licenças de uso que limitam o número de instalações possíveis, modificações ao software e requerem caros contratos de manutenção também seria bem-vinda.
Entre as participantes do Desktop Linux Consortium estão a CodeWeavers, Lycoris, Mandrakesoft, theKompany, SuSE, Transgaming Technologies, Xandros e Ximian (recentemente adquirida pela Novell).