Uma missão de empresários brasileiros do setor de máquinas e equipamentos chegará à África do Sul na semana que vem para avaliar oportunidade de investimentos no país, que tenta se vender como uma plataforma de exportação para que produtos brasileiros cheguem com mais facilidade à Ásia e ao Oriente Médio.
Um grupo de executivos de 12 empresas brasileiras filiadas à Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) visitará clientes e parceiros em potencial por intermédio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Gauteng, província na qual fica a cidade de Johanesburgo.
- Nosso interesse não é necessariamente que essas empresas venham vender aqui, mas que encontrem oportunidades de parcerias com empresas locais e cresçam junto com elas, fazendo o mercado expandir e gerando empregos - explica Rui Fragoso, gerente-geral para a América do Sul da Geda, como a agência de desenvolvimento é mais conhecida.
O tom do discurso é afinado com a Abimaq. Segundo porta-vozes da associação, a África do Sul tem oportunidades locais, mas também oferece ganhos logísticos, por estar a meio caminho da Ásia e do Oriente Médio.
Desconhecimento
Segundo Fragoso, a Geda tem um papel de aproximar os dois países para que diferentes setores vejam as oportunidades perdidas por causa dos laços distantes.
- Estamos a 6 mil quilômetros da costa do Brasil, enquanto Manaus está a 8 mil quilômetros do Rio Grande do Sul. Mas o sul-africano não conhece o brasileiro e vice-versa. Recentemente, falando com produtores rurais, sugeri que ele comprasse equipamentos agrícolas no Brasil. Ele me perguntou de onde o Brasil importava esses produtos e ficou muito surpreso quando eu disse que eles eram fabricados aí - destacou.