Brasileiros consolidam presença nas salas de cinema de todo o pais

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 26 de março de 2006 as 16:15, por: CdB

O cinema brasileiro tem consolidado sua posição junto ao público a cada semana que passa. Na última sexta-feira, duas produções estrearam nas salas de todo o Brasil: Gatão de Meia Idade e Bens Confiscados. Há duas semanas, foi a vez de Mulheres do Brasil. Agora, mais dois títulos estão entre as estréias da semana.

A Máquina é uma delas. Ao unir amor, humor e simpatia, o diretor João Falcão conduz uma fita de regionalismos e sonhos. Mariana Ximenes é uma jovem de uma pequena cidade do sertão. Seu grande sonho é ser atriz e deixar o local, o que faz com que seu namorado (Gustavo Falcão) se lance numa cruzada para trazer o mundo até ela. No elenco ainda estão Paulo Autran, Wagner Moura e Lázaro Ramos.

Outra produção nacional que promete agitar os fãs da cantora é o documentário Maria Bethânia: Música é Perfume, em que o diretor Georges Gachot adota traça o paralelo entre a carreira da cantora e as transformações pelas quais o Brasil passou nas últimas décadas. Para outro tipo de fãs, os Rolling Stones passam de novo pelo Brasil, desta vez no drama Stoned – A História Secreta dos Rolling Stones. O filme é a cinebiografia de Brian Jones, um dos fundadores da banda inglesa. Para tanto, o estreante diretor e produtor Stephen Wooley pesquisou durante dez anos sobre os eventos em torno da morte de Jones. Ele foi encontrado morto na piscina de sua casa, em 2 de julho de 1969, supostamente vítima de afogamento acidental devido aos efeitos do álcool e das drogas.

O cinema asiático também tem sua participação nas estréias da semana. O gênero do terror está em Espíritos – A Morte Está ao Seu Lado. A produção tailandesa aposta na presença dos espíritos no dia-a-dia dos vivos e ainda no tormento pelo qual passa um casal depois de um acidente de carro.

Para quem já estava sentindo falta da parceria entre o diretor Spike Lee e o ator Denzel Washington – a quarta até agora – tem a estréia de O Plano Perfeito. Além de Washington (vencedor do Oscar por Dia de Treinamento), a produção conta com um elenco pra lá de respeitável: Clive Owen (Closer – Perto Demais), Jodie Foster (O Quarto do Pânico) e Willem Dafoe (Homem-Aranha), que sem dúvida servem como chamariz de bilheteria.

Uma Comédia Nada Romântica se envereda pelo lado das sátiras de produções do gênero ditas menos escrachadas. É um Todo Mundo em Pânico direcionado a filmes como O Casamento do Meu Melhor Amigo ou Entrando Numa Fria.

O cinema europeu completa a lista das oito estréias com os dramas Um Herói do Nosso Tempo e Neste Mundo (do mesmo diretor de Bem-vindo a Sarajevo).