Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2024

Brasil e Cabo Verde vão fechar acordo em transporte aéreo

Arquivado em:
Quarta, 28 de Julho de 2004 às 07:43, por: CdB

Na última parada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nessa sua terceira viagem a África, a partir da tarde desta quarta-feira, em Cabo Verde, ele vai assinar um acordo de cooperação na área de transporte aéreo. O diretor do Departamento da África do Ministério das Relações Exteriores, Pedro Motta Coelho, explicou que Cabo Verde é o primeiro país africano, depois da África do Sul, a ter estabelecido ligação direta com o Brasil - da Ilha do Sal para Fortaleza (Ceará).

- São os sacoleiros que compram no mercado de Fortaleza. O governo do Ceará ficou encantado com o aumento súbito da atividade comercial, revelando que o estado tem uma vocação com relação à África Ocidental - afirmou o diplomata.

O acordo aéreo entre Brasil e Cabo Verde tem o objetivo de facilitar os vôos comerciais entre os dois países e, quem sabe, ampliá-los destacou Pedro Motta Coelho. "Com Cabo Verde pretendemos, em algum momento, ampliar os entendimentos na área de transportes para o setor marítimo, porque já há exportação do Ceará, de alimentos e vestuário, não só para este país como também para o Senegal", acrescentou.

Cabo Verde é uma ilha com 430 mil habitantes e a capital, Praia, fica na ilha de Santiago. Ainda segundo o diretor do Departamento da África do Ministério das Relações Exteriores, o país mantém relações muito próximas com o Brasil. "Anualmente nós temos no Brasil uma média de
3 mil estudantes de Cabo Verde nas universidades brasileiras, em cursos de pós-graduação. Existe uma identidade cultural muito grande entre os dois países", disse.

Outra proposta de desenvolvimento que o Brasil leva para Cabo Verde é a de instalação de um telecentro.

- Vamos assinar um acordo nessa área de governo eletrônico, tendo em vista o potencial de Cabo Verde e as afinidades que existem conosco - ressaltou o embaixador Pedro Motta Coelho.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo