Bomba mata um e fere 58 no sul da Tailândia

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 16 de janeiro de 2005 as 11:43, por: CdB

Uma bomba explodiu na frente de um restaurante neste domingo no sul da Tailândia, região de maioria da população muçulmana, matando uma pessoa e ferindo 58, incluindo seis crianças, informou a polícia.

Foi a primeira explosão com vítima fatal neste ano no sul muçulmano da Tailândia, país de maioria budista, onde a violência quase diária do ano passado matou forças de seguranças e civis de ambas as religiões.

O policial Kiart Pattana, do distrito de Muang, na província de Yala, disse que os feridos foram levados para o hospital e que um morreu.

A violência na região surgiu há um ano, provocando temores de que a insurgência separatista islâmica tenha sido reativada.

Cerca de 500 pessoas foram mortas no ano passado em três províncias anexadas pela Tailândia há um século.

A violência aumentou depois que 85 militantes morreram em 25 de outubro, 78 deles esmagados ou sufocados em caminhões militares depois de presos, durante a repressão de um protesto muçulmano.

O Exército tailandês disse na quinta-feira que pretende enviar mais 10 mil soldados para acabar com a violência na região, que viveu um levante separatista muçulmano nos anos 1970 e 1980.