Mais de 6 milhões de famílias foram beneficiadas com o programa Bolsa Família.
- São quase 72 mil pessoas acima da meta estipulada pelo Presidente - diz Rosane Cunha, secretária nacional de renda da cidadania, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
A secretária enfatiza que o programa está acima da expectativa.
- Na verdade superamos a meta sim - afirma.
Para Rosane, o ministério não só cumpre a meta em relação ao Bolsa Família, mas termina o ano beneficiando 6 milhões 571 mil e 830 famílias. Ela diz que com esse resultado o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome superou a meta estipulada pelo presidente Lula, que era de 6 milhões e meio de lares pobres incluídos no programa ao final do ano de 2004.
- Com certeza o governo comemora esses dados. Ao mesmo tempo em que estamos cumprindo a meta, estamos implementando todos mecanismos possíveis para que o programa realmente atinja as famílias que dele necessitam - diz.
A secretária acredita que o programa Bolsa Família seja muito complexo.
- Ele é um programa grande, eu acho que a concepção, a idéia de ter um único programa de transferência de renda que chegue às famílias mais pobres, parece que essa foi a grande iniciativa do governo - avalia.
Rosane Cunha acrescenta que ao longo do ano, ao mesmo tempo em existe a amplicação do atendimento, são trabalhados mecanismos para identificar a duplicidade, os problemas encontrados no programa.
Segundo a secretária, 60% dos lares pobres do país estão sendo atendidos pelo programa Bolsa Família.
- Em algumas regiões onde a situação de pobreza é maior, a cobertura é ainda maior. Por exemplo, na região do Vale do Jequitinhonha, que é uma região mineira conhecida pela situação de pobreza, estamos atendendo 89% da população que se constitui como público alvo do Bolsa Família, que são as famílias que recebem menos que R$ 100 per capita - revela.
Rosane Cunha lembra ainda que nos municípios mais pobres do Ceará, por exemplo, 76% das famílias que são público alvo do programa Bolsa Família estão sendo atendidas.
- O programa já cobre um número significativo de famílias pobres. Em algumas regiões ele está conseguindo atingir seu objetivo de maneira ainda mais especial que são as regiões mais pobres do país - enfatiza.