A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) elegeu Bogotá como capital mundial do livro em 2007, em uma iniciativa que busca fomentar os programas em favor da edição e da leitura.
Também concorreram Amsterdã, Dublin, Coimbra, Viena e Rosario, dizia a nota da Unesco. A prefeitura de Bogotá apresentou a candidatura explicando os planos de fomento de leitura que promove desde 1998. Na última década, Bogotá construiu uma rede composta por 19 bibliotecas públicas, intercomunicadas por um anel de ciclovias, que atendem a 4,8 milhões de usuários.
Bogotá é a sétima cidade a ser nomeada capital do livro desde que o conceito foi criado, em 2001, com Madri. As outras cidades já designadas foram Alexandria (Egito), Nova Délhi (Índia), Antuérpia (Bélgica), Montreal (Canadá) e Turim (Itália).
O júri que selecionou Bogotá era formado por Jean-Manuel Bourgois, da Associação Internacional de Editores, Françoise Dubruille, da Federação Internacional de Vendedores de Livros, Peter Lor, da Federação Internacional de Associações de Bibliotecas, e Georges Poussin, representando a Unesco.
Bogotá é eleita capital mundial do livro em 2007
Arquivado em:
Quinta, 23 de Junho de 2005 às 12:49, por: CdB